Existem duas versões de você.
Você tem seu eu atual e seu eu futuro. Descobriu que é muito útil manter esse eu futuro em mente.
Você realiza tarefas e mantém hábitos que preferiria evitar no presente, porque pensa nos benefícios que eles trarão no futuro: “Meu eu futuro não vai querer fazer um tratamento dentário, então é melhor eu usar fio dental agora.” (Como diz o ditado, “Você não precisa cuidar de todos os seus dentes, apenas dos que você quer manter.”) “Meu eu futuro vai ficar tão feliz se eu tirar fotos todos os dias nesta viagem, assim vou lembrar de todas as nossas aventuras.”
Pensar no seu eu futuro faz sua vida mais feliz, saudável, produtiva e criativa.
No meu sistema de personalidade dos Quatro Perfis, pensar no eu futuro é uma ferramenta útil para todos os tipos de pessoas:
- Você pode criar responsabilidade para qualquer objetivo, sem precisar da cooperação de mais ninguém – particularmente útil para os Cumpridores.
- Você se lembra das boas ou más consequências que seguirão de suas ações ou inações – particularmente útil para os Rebeldes.
- Você se lembra das razões pelas quais está fazendo algo – particularmente útil para os Questionadores.
- Você se lembra da dor de decepcionar a si mesmo ou da satisfação de uma conquista – particularmente útil para os Protetores.
Ao decidir como gastar seu tempo, energia ou dinheiro, pensar no seu eu futuro pode ajudar a evitar sentimentos de arrependimento e preparar-se para sentimentos de satisfação.
Arrependimento
Você pode refletir sobre os arrependimentos que seu eu futuro pode sentir. O arrependimento é uma emoção desagradável, mas útil: por ser tão desagradável, você quer fazer coisas que o evitem.
- Se você não se exercitar agora, seu eu futuro vai se arrepender, porque ficará frágil.
- Se você não tomar a vacina contra herpes agora, seu eu futuro pode pegar um caso terrível de herpes.
- Se você não usar o cinto de segurança agora, seu eu futuro pode se machucar gravemente em um acidente de carro que, de outra forma, não seria tão sério.
- Se você não manter contato próximo com seus amigos do ensino médio agora, seu eu futuro vai se sentir mais solitário.
- Se você não se esforçar para atualizar seu laptop agora, seu eu futuro pode ter que lidar com um travamento.
- Se você não se esforçar para ler amplamente agora, as ideias do seu eu futuro começarão a ficar obsoletas.
- Se você não fizer um esforço para se dar um tempo de descanso todos os dias, seu eu futuro pode começar a se sentir esgotado e sobrecarregado.
- Se você não comprar passagens de avião com antecedência, seu eu futuro pagará mais caro e terá menos opções.
Como parte das suas metas para o ano, você fez uma lista de coisas que quer realizar. Seu eu futuro vai se arrepender muito se você não cumprir a maioria dessas coisas até 31 de dezembro; elas são importantes para você. Você precisa agir agora, para o benefício do seu eu futuro.
Além disso, se você estiver paralisado pela análise ou lutando para fazer algo, o arrependimento pode ajudar a decidir quais objetivos abandonar. Você pode perguntar: “Meu eu futuro se importará se eu fizer isso ou não?” Se o seu eu futuro não sentir nenhum arrependimento, provavelmente o seu eu atual não precisa se preocupar com isso.
Outra estratégia para usar os arrependimentos do seu eu futuro para se fazer mais feliz? Faça uma análise. Imagine-se no futuro: você falhou em alcançar um objetivo importante. O que deu errado? Por que você falhou? O que seu eu futuro gostaria que você tivesse feito de diferente? Já fiz análises várias vezes e elas sempre me ajudaram a tomar medidas no presente.
Satisfação
O outro lado do arrependimento é a satisfação.
Você também pode lembrar a si mesmo de como seu eu futuro se sentirá gratificado com o que o seu eu atual fez.
É fácil focar no “a fazer”, mas pode ser energizante lembrar-se, em vez disso, do “feito” – como seu eu futuro se sentirá quando olhar para trás e ver o quanto avançou.
- Se você ler vinte minutos por dia agora, seu eu futuro terá terminado muitos livros até o final do ano, o que alimenta sua criatividade.
- Se você dedicar tempo para limpar seu escritório agora, seu eu futuro se sentirá mais calmo e gastará menos tempo procurando itens perdidos.
- Se você seguir o desafio “Vá para fora 24 vezes em ‘2024”, seu eu futuro passará consistentemente mais tempo na natureza este ano, uma fonte de energia e felicidade.
- Se você marcar muitos almoços agora, seu eu futuro se sentirá mais conectado a velhos amigos e terá novos amigos.
- Se você fizer uma Hora de Poder semanal, seu eu futuro sentirá o alívio e a satisfação de riscar tarefas temidas da lista.
- Se você manter uma lista contínua de ideias de presentes ao longo do ano, seu eu futuro achará a compra de presentes fácil e divertida na época das festas.
Uma abordagem interessante para usar a satisfação do eu futuro? Escreva uma carta de parabéns para o seu eu futuro, na qual você elogia o seu eu futuro por todos os passos específicos feitos com sucesso para alcançar um objetivo difícil. Visualizar a satisfação da linha de chegada vitoriosa pode te dar energia para persistir – e identificar, com antecipação retrospectiva (mesmo parecendo contraditório!), os passos que você deu para alcançá-la.